O calor da chuva

“Lu, quando faz calor de dentro pra fora é porque vai chover…”
Tabinha me disse isso uma vez, e me disse também, “malditas foram as que queimaram o sutiã. As mulheres ficaram sem papel social depois disso”.

Como discordar de Tabinha?

A mulher realmente não tem mais papel social, ou pelo menos esse papel está tão subvertido que ninguém sabe mais qual é.
– Ter filhos, Ter uma carreira? O que devemos fazer afinal?
Eu particularmente tenho crises constantes, isso quando não tenho certeza que o papel feminino é sempre, ou quase sempre flutuante. E ainda que somos cobradas por mais coisas que, de fato, podemos fazer.

Haaaaa sim, ainda tem a porra do silicone. Além de termos uma carreira impecável, uma família linda e sermos acima de tudo mães participativas ainda somos obrigadas a cultivar um corpo escultural, digno de fazer inveja a qualquer Narciso que se preze.
Mas, que coerência tem isso?

Primeiramente, os homens, pelo menos em sua maioria, não suporta uma mulher inteligente. Ora, mulher inteligente dá trabalho e muito trabalho. Para começo de conversa, mulher inteligente gasta mais. Não aceita qualquer tipo de sabonete, tem que ser aquele com hidratante e essência de morango.
E o homem, historicamente falando, gosta de mandar em tudo, não aceita que a mulher escolha nem uma mísera marca de sabonete.

Além disso ainda tem a cobrança da família. Lógico, como assim Luana, você prefere ter razão que ser feliz?
Aí eu pergunto, alguém consegue ser feliz se anulando? Talvez a felicidade pra uma mulher hipermoderna seja algo muito mais difícil de ser alcançada que se imagina.
Isso porque se por um lado há um sonho romântico de casamento, socialmente aceito, por sua mãe buzina no seu ouvido. “Você tem que ser independente”. “Mas como mãe? É pra casar ou ser independente? Sim, porque casar implica em dividir a vida, e não dá pra ser independente dividindo a vida com alguém”.

Aí bate o medo da solidão, medo de ficar pra tia, bom, mas ficar pra tia nem é uma idéia assim tão ruim depois que um babaca qualquer te fez perder toda a vontade de ter uma vida com alguém… Sobra então a independência, a tão sonhada independência. A razão que veio para nós em forma de um sutiã queimado. Mas Daí vem a chuva e apaga o fogo, te traz a realidade, já dizia Chico Buarque, “acorda sinhazinha, ta na hora de arrumar namorado pra casar e casamento pra sofrer”.
Está chovendo lá fora e está chovendo aqui dentro. Chove quando faz um calor de dentro pra fora, já dizia Tabinha…

Anúncios

One thought on “O calor da chuva

  1. Tabinha é muito sábia.Mas depois das chuvas Lu, sempre vem o Sol…Já tá passando da hora de encontrar seu solzinho não acha?Ânimo flor!! Você é mto especial!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s