Agir com o coração é um princípio hipermoderno

O coração ou a razão, tens alguma escolha?
Eu sempre digo que o meu problema é que eu quero ter razão. Não, eu não quero ser feliz como a maioria dos mortais. Mas isso não significa que eu me considere melhor que alguém. Eu só não consigo ser feliz vendo claramente a configuração social na qual vivemos.
Até bem pouco tempo atrás, por exemplo, eu achava que agia com o coração ao invés da razão. Mas aí, a partir do questionamento de um ser, passei por uma profunda reflexão acerca dessa moda existencialista contemporânea e, obviamente descobri algo sobre o coração e a razão que quero compartilhar aqui. Eu descobri que o coração é, na verdade, o nome que eu dou à minha razão que, por natureza, subverte a contrariedade da moral hipermoderna.
Isso significa que todos nós pensamos racionalmente e apenas racionalmente. O que chamamos de coração é a nossa racionalidade contrária à moral temporal. Que, segundo Lipovetsky dá-se o nome de hipermodernidade, esta, configura-se pelo exagero e caracteriza-se pela era do “parecer ter”. Dessa forma, a moral do nosso tempo atinge um patamar contraditório aos princípios humanos regentes desde sempre. A dicotomia platônica, então, torna-se inexistente, gerando uma colisão entre pensamentos que desconhecem os limites de certo e errado. O que chamamos de coração, seria então um agente da moral adquirida por tradição, combatendo a moral (contrária) que conhecemos.

Crédito da imagem: Comportamentos Diferentes

Anúncios

3 thoughts on “Agir com o coração é um princípio hipermoderno

  1. Uma teoria que tem fundamento.
    Eu, particularmente, acho que sou extremamente racional, mesmo quando faço algo que não deveria fazer , seja por impulso ou por causa de um desejo incontrolável.
    Bom, quando estou de tpm é diferente, mas isso não vem ao caso.
    Escreveu bem, hein. Parabéns ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s